Translate

Trovadoras Itinerantes

 
 
O projeto Trovadoras Itinerantes surge em 2013 a partir da pesquisa orgânica iniciada por Josy Maria em parceria com a musicista Luciana Costa sobre as origens europeias da literatura de cordel e da cantoria nordestina que circulou por Portugal, França e Espanha com o apoio do Ministério da Cultura. Nele, identificamos o papel da mulher na criação e produção literária e musical na tradição oral de povos europeus desde a idade média, passando pela América Latina e difundindo-se no Brasil, especialmente na região nordeste a partir do século XIX.

A pesquisa teve por referência o estudo de pós-doutorado da pesquisadora e cordelista caririense Fanka Santos com orientação da professora Ria Lemaire no Centre de Recherches LatinoAmericaines da Universidade de Poitiers/Fundo Raymond Cantel da Universidade de Poitiers (França), onde as Trovadoras Itinerantes estiveram presentes durante três meses de imersão, realizando apresentações e residências. Abaixo, imagens da primeira etapa da pesquisa em cidades diversas da França, Espanha e Portugal (2013):

 
Poitiers, França - Acervo Raymond Cantel

Château-Larcher, França

Château-Larcher, França

Interior da França

Baiona, Galícia/Espanha

Santiago de Compostela, Galícia/Espanha


O resultado desta experiência foi a criação e lançamentos de folhetos de cordel com temas diversos da Idade Média e do Brasil, shows musicais autorais e apresentações de espetáculos de teatro de rua e contações de histórias em três países europeus e um do continente africano sobre a oralidade tradicional popular brasileira.
A partir dos processos criativos da Cia Catirina - entidade cultural sem fins lucrativos que representa as pesquisas e produções das Trovadoras Itinerantes - todas as criações e pesquisas do grupo culminam em diversas ações desenvolvidas ao longo dos 15 anos de trajetória do grupo como: o Cordão de Histórias: Encontro Internacional de Contadores de Histórias do Ceará, a Escola de Narradores (formação de contadores de histórias), o projeto Palco de Areia que mapeia grupos de côco de praia e histórias de pescador em colônias de pescadores do Ceará e a criação oficial da Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Repentistas em 2015, esta última premiada pelo 8o. Prêmio Viva Leitura do MinC em 2016.

Assim, as Trovadoras Itinerantes dão continuidade a uma circulação no Brasil participando de eventos e festivais nos estados do Ceará, Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, expandindo sua caminhada pela região Occitânia europeia, antes traçada por sete países da América Latina em busca de histórias e canções de nossa oralidade tradicional.

Muitos são os diálogos e caminhos que se refazem na busca de nossas raízes culturais híbridas e de profunda poética litero-musical por onde temos passado. Mais ainda a certeza de que ainda há muito o que percorrer nesse caminho sinuoso, árduo e extremamente prazeroso de descobertas. Vocês podem conferir este percurso neste blog que também é nosso diário de bordo.

Em 2016, a necessidade de continuar nossas investigações vê na ferramenta de financiamento coletivo uma possibilidade de realização autônoma, sustentável e colaborativa com o nosso público - sempre participativo e interativo com nossos processos de criação e produção, fugindo de editais e plataformas moldadas pela dependência e mercantilização da arte.
Faça parte desta história, por uma cultura independente e possível com a corrente de quem faz e aprecia descobertas, possibilitando sonhos e fazendo o bem por onde passa através da arte, para que juntos possamos produzir conhecimento e alegria!

Obrigada pelo valioso apoio e parceria.

Cordialmente,
Trovadoras Itinerantes

 Seja nosso apoiador no Catarse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário