Translate

Pesquisa Occitânia




O projeto "Trovadoras Itinerantes - do nordeste à Occitânia" busca unificar um trabalho de pesquisa orgânica independente a um trabalho de mestrado acadêmico realizado por duas integrantes da Cia. Catirina, respectivamente Josy Maria e Luciana Costa, ambas na área da poética e da música na tradição oral popular, onde podemos destacar a musicalidade de flautas (pífanos), pandeiros, sanfonas e rabecas, com o domínio mnemônico da palavra declamada ou cantada na performance cênica do poeta-músico medieval, representado desde os aedos gregos, passando pelos jograis e trovadores europeus até chegar nos cordelistas, emboladores e repentistas nordestinos brasileiros. 

Banda de Pífanos - Marcelo Soares

Com o intuito de continuar as investigações iniciadas no ano de 2013 com a imersão do grupo em território europeu a fim de descobrir as origens europeias do cordel nordestino, a pesquisa propõe em 2016 a construção de uma ponte cultural híbrida entre duas regiões peculiares em tradições musicais: a região Nordeste do Brasil e a região Occitânica na Europa, promovendo os reencontros e redescobertas que dialogam poética e musicalmente entre estas duas grandes culturas de resistência.

A Occitânia é uma das nações sem Estado da Europa, que compreende as principais regiões históricas da França incluindo também alguns vales alpinos na Itália e o Vale de Aran (na Catalunha) – grande fonte das manifestações de cultura tradicional do Velho Mundo.



A Occitânia é uma região cuja efervescência cultural e criativa é bem parecida com a do nordeste brasileiro. Aproxima-se de nossa musicalidade com pífanos, pandeiros, sanfonas e rabecas e do domínio mnemônico da palavra declamada ou cantada que até hoje podemos encontrar nos cordelistas, emboladores, sanfoneiros e repentistas do Brasil.

Percebemos uma ponte cultural híbrida entre essas duas regiões e nos propondo a investigar a poética e a música na tradição oral de seus povos, promovendo os reencontros e intercâmbios entre estas duas grandes culturas de resistência.





Assim, durante um período de dois anos (2016-2018) as artistas e pesquisadoras se propõem a desenvolver como resultado de suas investigações a criação de textos científicos, além de contextualização dos temas pesquisados em formato de folhetos no gênero da literatura de cordel, gravação de composições musicais autorais e tradicionais sobre as culturas abordadas e, finalmente, a criação, produção e realização de apresentações artísticas e espetáculos do grupo nas duas regiões estudadas. Tais apresentações, bem como a realização de palestras, workshops, textos, áudios e vídeos sobre o processo de pesquisa e criação serão ofertados gratuitamente ao público, como neste blog.








Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho! Gostaria de informar que existe uma família que faz essa ponte entre Occitânia e Nordeste, a saber: Mavignier. Ela está presente ai no Ceará também, porém suas raízes no Brasil estão em Pernambuco. No meu livro "Os Mavigniers: da França ao Brasil". Na obra, dou ênfase à região da Occitânia, demonstrando esse percurso até Pernambuco. Estou à disposição para intercambiarmos informações. Atenciosamente, Carlos Noronha.

    ResponderExcluir